terça-feira, 20 de abril de 2010

I. Nação maior

O povo brasileiro dá mais valor e entende a importância da sua nação e sua terra, muito mais que as antigas gerações. Outros povos, com as mesmas condições físicas e sociais, não entendem essa necessidade de respeitar a nação tão bem quanto nós. Dos países africanos aos do sudeste asiático, da Oceania aos outros países da América Latina, não há nação, nem natureza, tão bela quanto a nossa.

II. O Atraso no Campo

Sem dúvida nenhuma, os agricultores são figuras de devida importância no desenvolvimento dos mecanismos da sociedade. Fornecem matéria prima para a indústria, e os alimentos para a nossa mesa, mas há um extremo relapso com eles. Por viverem em condições físicas distantes dos grandes centros urbanos, essas pessoas acabam não desenvolvendo uma socialização de acordo com o tempo presente, e acabam por manter antigos costumes e rotinas, com isso ocorre uma carência técnica e educacional condizentes com a época em que estão.

III. “Ao ser descoberto, era o Brasil habitado por uma gente da mais ínfima civilização...”.

Os nativos que lá viviam tinham costumes extremamente rudes, como o modo de se portar e andar, usavam um tipo de tanga minúscula ou na maioria das vezes andavam nus, pintavam o corpo, se alimentavam com as mãos, cultuavam o paganismo e danças, que se realizavam ao redor de uma fogueira. Características que demonstravam o quão selvagem tal povo era.

IV. “Das classes populares saem, não só absolutamente, mas também relativamente, a maior parte dos criminosos.”

Tal fato se relaciona diretamente com a estrutura precária de desenvolvimento social que nosso país apresenta. As desigualdades econômicas, o desemprego e principalmente a carência em investimentos na educação pública só acabam por acentuar tal fenômeno, pois no momento que o indivíduo já sofre de grandes problemas econômicos em casa e ainda não tem um suporte firme dentro da escola, os caminhos que ele encontra para sobreviver são justamente no crime.

V. "As aplicações práticas da eletrônica vem exercendo influência cada vez mais considerável na evolução dos costumes e idéias da sociedade contemporânea."

Fenômeno esse que não se restringe apenas como um novo desenvolvimento de rotinas, mas também influencia diretamente na mecanização da conduta humana. Cada vez somos levados a agir mais prática e racionalmente, propriamente como se tivéssemos executando uma função como máquina, e não mais tomando decisões emocionais e humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário